O Prefeito Elton Dal Moro e o Secretário da Saúde Genis Ribeiro, participaram nesta quinta feira em Porto Alegre de uma reunião.O Prefeito Elton Dal Moro e o Secretário da Saúde Genis Ribeiro, participaram nesta quinta feira em Porto Alegre de uma reunião.

Publicado em 21/06/2015, Por Assessoria de Imprensa

O Prefeito Elton Dal Moro e o Secretário da Saúde Genis Ribeiro, participaram nesta quinta feira em Porto Alegre de uma reunião organizada pela FAMURS, com o Secretário Estadual da Saúde João Gabbardo, Prefeitos e Secretários da Saúde dos municípios de pequenos Hospitais do RS, para tratar do tema da SAÚDE no RS e da polêmica, após ZH divulgar proposta do Governo Estadual de fechar leitos e blocos cirúrgicos dos pequenos hospitais.

SITUAÇÃO APRESENTADA PELO SECRETÁRIO ESTADUAL DA SAÚDE EM RELAÇÃO AOS HOSPITAIS NO RS Em 2010 (último ano do governo IEDA) o Estado investiu 150 milhões nos hospitais. O governo TARSO investiu em 2011 = 350 milhões; 2012 = 450 milhões; 2013 = 600 milhões; e em 2014 passou para 1 bilhão e 100 milhões. Um aumento de 750,6 %. Correspondendo a 70 % do orçamento da secretaria. Segundo o secretário Gabbardo mesmo assim não resolveu o problema dos hospitais e entende que o problema está no sistema organizacional da saúde onde os pequenos hospitais precisam ter uma estrutura que se torna cara em relação a baixa demanda atendida e ainda a falta de condições financeira dos pequenos hospitais para terem uma boa qualidade no atendimento as especialidades de maior complexidade como os partos e cirurgias. O secretário falou ainda que apesar de ter esta avaliação baseada em dados estatísticos, que não falou em fechamento de leitos nos pequenos hospitais, e que o governo ainda não concluiu a elaboração de uma proposta que será apresentada em breve sobre os mesmos. Porém descartou qualquer possibilidade de aumento de recursos e que haverá atraso nos repasses.

EM RELAÇÃO AOS MUNICÍPIOS

No período de 2010, último ano do governo IEDA, a 2014 último ano do governo TARSO houve um aumento de repasse de recursos aos municípios de 122 % . Situação dos repasses de recursos ao município de Paim Filho: Em 2014 último ano do governo TARSO para Paim Filho foi repassado R$ 294.434,17 Em 2015 em 5 meses do governo SARTORI para Paim Filho foi repassado R$ 46.368,33 Em relação ao passivo, recursos atrasados, o Secretário informou que não há previsão de pagamento. Ao final da reunião ficou a comissão da setorial da saúde da FAMURS para acompanhar junto ao Governo Estadual os desdobramentos sobre a situação.