Conselho Municipal de Educação aprova Documento Orientador do Território Municipal de Paim FilhoConselho Municipal de Educação aprova Documento Orientador do Território Municipal de Paim Filho

Publicado em 02/12/2019, Por Ismael Totti Neto - Assessor de Imprensa

No dia 02 de dezembro, o Conselho Municipal de Educação - CME - de Paim Filho esteve reunido para aprovação do Documento Orientador do Território Municipal para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, sendo que, após a aprovação, a Presidente do CME, Sra. Daiane Mezzalira, assinou a Resolução aprovando o Documento do Território Municipal.

A elaboração e aprovação desse documento são fases do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC - que orienta os currículos em nível nacional e do Referencial Curricular Gaúcho - RCG - documento que traz orientações a nível estadual.

O Documento Orientador do Território de Paim Filho para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental foi construído com a participação de diferentes segmentos da comunidade escolar das redes estadual e municipal para incluir no currículo características locais, permitindo que os estudantes construam conhecimentos sobre a sua realidade, partindo do local onde vivem.

No documento constam conhecimentos, habilidades e aprendizagens essenciais e competências gerais e específicas a serem desenvolvidas pelos estudantes ao longo de cada etapa da educação básica.

O Documento Territorial também estabelece os conteúdos indispensáveis a serem trabalhados em todo o território municipal, na educação infantil e na fundamental. A partir deste documento, as escolas devem construir seus Planos de Estudos.

Além das funções deliberativas, fiscalizadoras, consultivas e propositivas, o CME possui funções normativas sobre a formulação e o planejamento das políticas de educação no Município. Dessa forma, o documento aprovado, como o próprio nome diz, orientará os currículos das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental dentro do território de Paim Filho-RS.

Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa do Município de Paim Filho.