No dia 19 de novembro, a Dueto Produções Culturais e Artísticas Ltda. realizou a atividade de mediação de leitura “Mojubá”, numa promoção Secretaria Municipal de Educação de Paim Filho. A produtora Erechinense especializada em literatura e artes cênicas propõe por meio do seu “Cortejo Brincante”, a mediação de leitura literária de temáticas diversas. As sessões de “Mojubá”, nesse contexto, são dedicadas às obras de literatura africana ou afro-brasileira, numa alusão ao Dia da Consciência Negra, o dia 20 de novembro.
As atividades foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Anastesie, em quatro sessões, com a participação dos alunos dos segundos aos quintos anos dos Anos Iniciais e suas professoras. Na oportunidade, as turmas conheceram obras de escritores e ilustradores afro-brasileiros e africanos, conduzidos por Fabiano Tadeu Grazioli, que realizou a mediação das obras, explorando seus aspectos estéticos. A partir delas, o mediador pontuou como a cultura dos países africanos é potencialmente presente nos diversos campos da cultura brasileira, como o idioma, as diversas linguagens artísticas, as práticas medicinais, a religiosidade, a culinária, entre outros.
Assim, o poder público municipal, promovendo a atividade, faz alusão ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no território nacional. Além disso, Fabiano Tadeu Grazioli explica: “A postura antirracista, tão necessária desde a infância, é uma atitude que a criança constrói à medida que compreende a história dos negros africanos e sua contribuição na construção do nosso país, por isso, as sessões são uma estratégia importante. O livro de literatura para a infância, que possui texto verbal e ilustrações de autoria de artistas afro-brasileiros e africanos, torna-se um recurso altamente rico durante as sessões, junto às crianças”.
A atividade proporcionada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura aos alunos em questão, quando observada a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promove dois letramentos: étnico-racial e o literário, dois campos do conhecimento fundamentais na Educação Básica.
Crédito da imagem: Divulgação