No dia 10 de agosto de 2026, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a EMEF Irmã Maria Anastasie, realizou uma audiência pública com os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Paim Filho.
O encontro teve como objetivo promover a escuta e a participação dos alunos na construção do Plano Municipal de Educação (PME), que estabelecerá metas, objetivos e estratégias para orientar as políticas educacionais do município pelos próximos 10 anos.
Durante a audiência, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar ideias, sugestões e contribuições sobre temas fundamentais para o fortalecimento da educação, entre eles:
Infraestrutura e gestão escolar;
Alimentação e transporte escolar;
Qualidade do ensino, aprendizagem e alfabetização;
Educação inclusiva e especial;
Educação ambiental;
Educação Integral e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI);
Formação e valorização dos profissionais da educação.
Mais do que ouvir, é preciso valorizar a voz de quem vive a escola todos os dias. A participação dos estudantes é fundamental para identificar desafios, construir propostas e pensar uma educação cada vez mais inclusiva, democrática e de qualidade.
O futuro da educação também é construído com a participação dos nossos estudantes!